sexta-feira, 24 de junho de 2011

Reposição de aula com muita diversão!


No dia 11 de junho os alunos compareceram à escola para participarem de oficinas de leitura com contação de história, pintura, colagem e vídeos educativos sobre o meio ambiente.







Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida








Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.





Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os diretos da criança
Todos têm de respeitar.




Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.




Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...





Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.



Descer do escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.



Morango com chantilly,
Ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi,
Bola, bola, bola, bola!



Lamber o fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!



Carrinhos, jogos, bonecas,
Montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas,
E uma corda de pular.



Um passeio de canoa,
Pão lambuzado de mel,
Ficar um pouquinho à toa...
Contar estrelas no céu...



RUTH ROCHA (DIREITO DA CRIANÇA)

Projeto Ondas da Leitura

O PROJETO ONDAS DA LEITURA, está sendo desenvolvido pelas professoras do 5° ano Conceição e Juracilda.


Este projeto visa incentivar os alunos desta série a ler mais, ter prazer em sua leitura e desenvolver nestas crianças o ato de ser um leitor crítico e consciente. O projeto aborda  temas diversificados e trata de
assuntos do interesse da faixa etária das crianças. Com o suporte de obras literárias como O Zeca, o grilo vaidoso que fala sobre a importância de cuidar da saúde, se alimentando bem e fazendo exercícios para manter-se sempre em forma.

                                     

Ler  é um exercício de imaginação e prazer, pois ao ler, diferente do que acontece quando se assiste a um vídeo, as imagens se formam na sua mente, pela sua bagagem cultural e pelo seu estado emocional. Isso equivale a dizer que o texto se renova a cada leitura, visto que amanhã, o mesmo leitor já saberá mais do que sabe hoje e estará em um outro estado emocional, o mesmo texto terá para ele um significado novo.

 Com uma deliciosa salada de frutas, as crianças culminaram a leitura deste livro.

A importância da leitura!



Todo mundo sabe que ler é essencial, mas a maioria acha muito difícil!
Com o intuito de despertar seu interesse pela leitura, vejamos alguns motivos pelos quais você deva começar ou continuar a ler:

1. Entendimento: uma boa leitura leva a pessoa ao entendimento de assuntos distintos. Afinal, o que é entender senão compreender, perceber. Como você saberá conversar sobre determinado tema se não tem percepção ou se não o compreende?

2. Cultura: através da leitura temos possibilidade de ter contato com várias culturas diferentes. Sabemos como determinado povo se comporta, os motivos pelos quais agem de forma distinta da nossa. Além disso, compreendemos melhor o outro quando passamos a saber a história de vida que o cerca. Consequentemente, lidamos melhor com quem é diferente de nós e não temos uma opinião pobre e geral das circunstâncias.

3. Reflexivos: lendo, nos tornamos reflexivos, ou seja, formamos uma ideia própria e madura dos fatos. Quando temos entendimento dos vários lados de uma mesma história, somos capazes de refletir e chegar a um consenso, que nos traz crescimento pessoal.

4. Conhecimento: através da leitura falamos e escrevemos melhor, sabemos o que aconteceu na nossa história, o porquê de nosso clima e do idioma que falamos, dentre muitas outras possibilidades.

5. Leitura dinâmica: quem lê muito, começa a refletir mais rápido. Logo, adquire mais agilidade na leitura. Passa os olhos e já entende sobre o que o texto está falando, a opinião do escritor e a conclusão alcançada.

6. Vocabulário: esse item é fato, pois quem lê tem um repertório de vocábulos muito mais avançado do que aquele que não possui essa prática.

7. Escrita: com conhecimento, reflexão e vocabulário é óbvio que o indivíduo conseguirá desenvolver seu texto com muito mais destreza e facilidade. Quem lê, se expressa bem por meio da escrita.

8. Diversão: sim, a leitura promove diversão, pois quem lê é levado a lugares que não poderia ir “com as próprias pernas”.

9. Informação: através da leitura ficamos informados sobre o que acontece no mundo e na nossa região. A leitura informativa mais usual é o jornal impresso.